O Blog da Storm
Você pode navegar pela prateleira utilizando as teclas ← e →
Você pode navegar pela prateleira utilizando as teclas ← e →
Olhe ao seu redor agora! E você verá uma palavra escrita sobre alguma coisa.
A escrita é uma das grandes invenções humanas. E toda, e qualquer palavra, tem uma forma, não é mesmo? E esta forma é resultado de escolhas técnicas e estéticas.
A tipografia é importante porque dá forma à escrita. Seja em uma placa de trânsito ou em um site com bilhões de palavras, a fonte vai expressar algo que pode ser coerente com a informação e com a função do texto mas que, não raro, pode ser conflitante ou gerar ruído.
A tipografia é um dos elementos que contribuem para a construção de uma linguagem de um conceito, não só pela informação escrita, mas também pela expressão formal que vai formar a unidade de cada coleção.
Na indústria da moda, por exemplo, a tipografia está presente como estampa nas próprias roupas, como etiqueta e nas peças gráficas como catálogos e anúncios. Em todas estas situações, as fontes usadas têm uma grande contribuição tanto para dar um “tcham” a mais no produto quanto para uma comunicação eficiente com os consumidores.
Um exemplo dessa mistura de “moda e tipos” é a coleção de inverno da dupla de Designers de moda Viktor & Holf. Nessa coleção a dupla mistura a moda, o luxo e a tipografia com um jogo de palavras bem interessante: “NO DREAM OU DREAM ON”.
A função da tipografia, muitas vezes, extrapola o verbal. A letra ganha status de ilustração e comunica uma ideia.
Quer ver mais um exemplo? Este é o caso das embalagens feitas para as meias da marca Nordstron.