O Blog da Storm

O Blog da Storm

Você pode navegar pela prateleira utilizando as teclas e

Extensão de marca no mercado de luxo

26/01/2011 , , , , , ,

Caio Ribeiro, do Marketing na Web (blog bacanésimo sobre marketing e tendências do mundo do luxo), fala sobre a extensão de marca como estratégia de penetração de mercado. Como adoramos o tema e o artigo, resolvemos compartilhar na íntegra aqui com vocês.

PS – A propósito, pra quem não sabe, a STORM ID é uma agência mineira especializada em marketing e branding para o mercado de moda.

*************************

Todo mundo já viu, mas pouco se sabe como as empresas trabalham suas marcas fora do seu segmento. Quando uma marca de prestigio vislumbra entrar em novo setor, ela geralmente utiliza a extensão de marca como estratégia de penetração de mercado. A extensão de marca é muito utilizada para introduzir um novo produto, mas que ainda carrega todo o peso e herança de sua marca-mãe.
Essa extensão pode ser feita de três maneiras.
A extensão de linha é utilizada no lançamento de um novo produto, num segmento diferente, mas que esteja na mesma categoria de produtos produzida pela sua marca-mãe. Podemos utilizar como exemplo de extensão de linha, o perfume Dior J’Adore e outros perfumes que lançam juntamente com o seu perfume, um creme que acompanha a mesma fragrância. Esta é a maneira que as empresas encontram para que os consumidores continuem utilizando à mesma linha, dando novas opções de uso.
A extensão de categoria é utilizada pela marca-mãe para penetrar em um novo segmento de mercado. Um exemplo simples para entender esta extensão é a Ferrari.
A Ferrari é famosa pelos seus carros esportivos e exclusivos e hoje a montadora possui um mix de produtos em vários segmentos como: perfumes, calçados, roupas, artigos em couro e etc. Esta estratégia foi utilizada para dar uma nova dimensão à marca. A marca Ferrari é considerada um estilo de vida e toda a comunicação e o marketing utilizado esta focado em manter este estilo de vida.
Algumas empresas lançam também uma versão “junior” de suas marcas, visando atingir um público mais jovem, como é o caso da Armani com a Armani Exchange, a Prada com a Miu-Miu e a Versace com a Versus. Essas marcas rejuveneceram o seu público, oferecendo um mix de produto mais abrangente e mesmo sendo uma nova marca, ainda carrega toda a ligação e herança de sua marca principal. Esta extensão diminui os riscos e os custos, aumentando a cobertura de mercado e fortalecendo os valores e interesses pela marca.
Com estas estratégias, as marcas de luxo além de maximizar o alcance da sua marca, atingem outros segmentos, proporcionando um ganho de mercado e uma interação maior com o consumidor, este por outro lado, buscando proporcionar A EXPERIÊNCIA que somente sua marca, com excelência única, pode proporcionar.

 

O que você acha?

Mantenha seus comentários educados e focados no tópico.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: