O Blog da Storm

O Blog da Storm

Você pode navegar pela prateleira utilizando as teclas e

Levi’s sustentável: Water<Less

18/11/2010 , , , , , , , ,

No ínicio de novembro, a empresa pioneira na fabricação de calças jeans e símbolo da cultura norte-americana, Levi’s, anunciou uma importante medida que reforça a preocupação ambiental da empresa, já reconhecida no uso da reciclagem – tanto das fibras que compõem as calças, quanto das embalagens e etiquetas da venda final. A empresa desenvolveu uma linha de jeans que apresenta redução do uso da água em seu processo de fabricação em 28%, chegando a 96% em determinados modelos. O projeto, intitulado Water<Less, promove uma revolução na categoria, em que a água tem papel fundamental ao longo da produção.

A nova linha de jeans estará disponível no mercado a partir de janeiro de 2011 e, nesta primeira coleção, serão fabricados mais de 1,5 milhão de pares. A expectativa é de economizar 16 milhões de litros de água em comparação ao processo tradicional.

“O que é inovador sobre o programa Water<Less é que estamos utilizando os mesmos materiais e técnicas para fabricar nossos jeans, mas conseguimos reduzir substancialmente a importância da água na equação”, afirma Carl Chiara, diretor da área de marca e projetos especiais da Levi’s. Ele ainda afirmou que, para intensificar a sustentabilidade nos processos, às vezes é preciso simplesmente repensar o modelo tradicional e refletir sobre como torná-lo mais eficiente.

Cada par de jeans recebe, em média, de três a dez lavagens em máquinas especiais, que dão um acabamento específico à calça. O número de lavagens depende do modelo da peça. Com esse processo, são aproximadamente 42 litros de água dispensados para apenas uma calça fabricada. A linha Water<Less conseguiu diminuir o número de lavagens para uma única vez. Para substituir o uso da água, o processamento por ozônio na lavagem foi incluído e a água, antes dispendida na lavagem de pedra –  processo que torna a calça com aspecto de usada, tradicional das calças Levi’s – foi eliminada.

Paralelamente ao lançamento dessa nova coleção de jeans, a Levi’s aposta em uma campanha de conscientização para o momento pós-compra, que visa à redução do gasto excessivo de água também no cotidiano dos consumidores (abaixo). A campanha incentiva a lavagem do jeans somente uma vez a cada quinze dias, em vez de toda semana. De acordo com a empresa, essa pequena mudança poderia economizar mais de 80 milhões de litros de água.

O viés educativo esteve presente em outra ação da Levi’s, criada em 2009, a Care Tag for our Planet . Em parceria com a Goodwill, empresa especializada na reciclagem de roupas, presente com 166 unidades nos Estados Unidos e no Canadá, a Levi’s passou a etiquetar todas as calças jeans com uma mensagem focada em como cuidar do planeta por meio do cuidado com a calça recém-comprada (abaixo). De acordo com a iniciativa, são quatro cuidados essenciais: lavar as roupas com água gelada em vez de quente; reduzir o número de lavagens; deixar a calça secar ao vento substituindo a máquina de secar; e doar as calças antigas para a Goodwill. Com esta última atitude, seria possível reduzir os 12 bilhões de kg de peças de roupas que enchem os aterros dos Estados Unidos todos os anos.

A ação de enfatizar a responsabilidade ambiental no comportamento do consumidor surgiu a partir de um estudo sobre o impacto ambiental de um único par de jeans da Levi’s, desde a fabricação até o desgaste. O resultado demonstra que o ciclo de uso da calça é responsável pela emissão de 32 kg de carbono e o uso de 3 mil litros de água. Chegou-se à conclusão de que cerca de 50% do consumo de energia ocorria após a compra da calça. Para a outra metade do impacto ambiental que a Levi’s gera, foram estabelecidas metas de emissão de gases do efeito estufa e o investimento na compra de algodão orgânico – matéria prima do jeans, que é cultivado sem a utilização de fertilizantes químicos. O programa Water<Less também integra essas iniciativas.

O papel de reconstruir uma cidade

Além da responsabilidade ambiental, a Levi’s se colocou à frente da reconstrução de uma pequena cidade de Pensilvânia, nos Estados Unidos, chamada Braddock. A primeira indústria de aço do país foi construída ali, em 1873, por Andrew Carnegie, personagem ilustre na história dos Estados Unidos, líder do setor de aço e responsável por criar espaços de educação e cultura que existem até hoje. Nos anos 1920, a população da cidade era de 20 mil habitantes, mas após a queda da indústria do aço, ocorrida nos anos 70 e 80 nos Estados Unidos, hoje, a população decaiu para 3 mil habitantes. Em 1998, a cidade foi designada como financeiramente quebrada, com altas taxas de desemprego.

Em 2010, a Levi’s iniciou uma campanha de reconstrução de Braddock, investindo na reforma completa do centro de convívio da comunidade e também de sua biblioteca pública, a Carnegie Library. A empresa também vai apoiar as fazendas da região que fornecem produtos para os moradores locais a preços reduzidos. O resultado é uma campanha que mostra a vida dos moradores de Braddock que lutam para reerguer sua cidade. A campanha Go forth: ready to work prova que destruição e decadência não significam um ponto sem volta, e, sim um momento de recomeçar. “Sabemos que essa cidade e as pessoas que moram ali podem ser uma inspiração para a nação em geral”, afirma comunicado oficial da Levi’s.

Fonte: Com:Atitude

 

O que você acha?

Mantenha seus comentários educados e focados no tópico.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: