O Blog da Storm

O Blog da Storm

Você pode navegar pela prateleira utilizando as teclas e

Design animado, stop motion e criatividade: Um pequeno resumo!

31/08/2010 , , , ,

Quando surgiu a animação no Brasil? Bem… Ela começou ligada ao cinema autoral, de financiamento próprio e, por algum tempo, essas produções através de acordos de cooperação internacional desempenharam uma função essencial na produção da animação no país. As primeiras animações brasileiras são da segunda metade dos anos 10 do século passado e tentavam estabelecer a arte que queriam tendo como referência ninguém menos que Walt Disney!

Há pouco mais de 90 anos, o lançamento do filme O Kaiser representou um marco na história da animação brasileira. Desde então, foram produzidos cerca de 20 longas-metragens, centenas de curtas e milhares de filmes publicitários no país.

Com a chegada do programa Glub Glub na grade de programação da TV Cultura, algumas animações internacionais começaram a ser exibidas e faziam o maior sucesso entre a garotada e os adultos! Animações européias de países como República Tcheca e Inglaterra passavam na programação e uma das séries pioneiras de animação legítima brasileira, Os Urbanóides, foi exibida exclusivamente também no programa Glub Glub e abriu portas para inserção do produto nacional na TV brasileira.

Atualmente, a animação vive um grande crescimento, que pode ser percebido pela grande quantidade de filmes produzidos, além de um número cada vez maior de profissionais envolvidos e o crescente interesse pelas produtoras de vídeo. O surgimento da Associação brasileira de cinema e animação, ABCA, em 2003, foi de fundamental importância para esse avanço. A Associação proporcionou a criação do Dia Internacional da Animação, 28 de outubro, que funciona como disseminador da produção em animação anual, tanto nacional quanto internacional, em mais de 50 cidades brasileiras, dentre elas Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Esse vídeo explica bem o que é o design animado. Um projeto de conclusão de curso super bem elaborado! Para quem gosta de stop motion: Divirta-se!

Referência: Design animado: A contribuição do design gráfico para divulgar a técnica de stop motion , Carlos Eduardo Miranda de Jesus – TCC UNIBH 2009

O que você acha?

Mantenha seus comentários educados e focados no tópico.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

comentários

Ótimo post, adoro Stop motion. Inclusive já tentei criar algumas coisas que ainda não chegaram a um nível decente, eheheh.

O TCC do rapaz é bem interessante. Deu vontade de ler.

Jason Almeida

31/08/2010

Jason, se quiser posso conseguir o tcc completo para você!! rs

Storm Design

01/09/2010

Ih, agora vai ter que arrumar hein

Jason Almeida

08/09/2010

1 notas

  1. Tweets that mention Design animado, stop motion e criatividade: Um pequeno resumo! | Storm Design -- Topsy.com republicou isso e adicionou:

    […] This post was mentioned on Twitter by Jason Almeida, Storm Design. Storm Design said: Tem post novo no blog sobre design animado!! http://alturl.com/hn9js pra quem curte #stopmotion […]

%d blogueiros gostam disto: